Trinta milhões de transistores na ponta de um alfinete. Pense nisso por um instante. Onde no mundo se pode colocar trinta milhões de alguma coisa em tal espaço? Um chip com trinta milhões de transistores já era de bom tamanho. Hoje em dia, num processador de 45nm baseado em Hafnium K, parece que a gente (OK, OK, Intel...) pode desafiar as leis da Física. Eu tô falando de tecnologia de foguetes, galera! Na verdade, parece até mais complexo que isso. Titanium (Ti), Zirconium (Zr), Gallium (Ga), caraca, já ouvimos falar até de Rubidium (Rb), mas Hafnium?! Será que o pessoal na Intel tá inventando tudo isso?
Se você se acha um cientista que admira isótopos que ocorrem naturalmente, utilizados em processos de fabricação de ponta, ou talvez um maníaco por tecnologia que saiba que quatro núcleos rodando a 3.2GHz é rápido pra cacete - não há dúvida que a Intel é insuperável quando se trata de pesquisa e desenvolvimento de novos processadores. Poucas companhias têm o recurso e capital para trazer novas tecnologias ao mercado em primeiro lugar.
Vamos viajar um pouco na Matemática, já que estamos nos sentindo cientistas espertos: O novo processador Yorkfield Intel de 45nm que mostramos aqui mede mais ou menos 214mm quadrados, e comprime cerca de 820 milhões de transistores. Só pra comparar, o AMD Athlon 64 X2 6000+ que é construído num processo de 90nm, comprime uns 227 milhões de transistores, e tem um tamnaho final de 218mm quadrados. Então, estamos falando de um processador de 45nm com quatro vezes mais transistores e 2X o número de núcleos a bordo, de fato ainda um pouco menor que o concorrente com um quarto do número de transistores e metade dos núcleos da CPU. Sem mencionar que ambos têm consumo de energia comparável e perfis térmicos semelhantes.
Hoje a Intel apresenta ao mundo o primeiro processador x86 Quad Core de 3.2GHz. Por quê? Porque eles podem, ora! Apesar de o QX9770 não estar disponível para venda antes de abril deste ano.
Alguns dados:
- Core Frequency - 3.2GHz
- System Bus Frequency - 1600MHz
- TDP (Thermal Design Power) - 136W
- Stepping - 6
- Número de CPU Cores - 4
- L2 Cache - 12MB (2 x 6MB)
- Max processor input voltage (VID) - 1.360v
- .045-micron manufacturing process
- Shared Smart Cache Technology
- PECI Enabled
- Enhanced Intel SpeedStep Technology (EIST)
- Extended HALT State (C1E) Enabled
- Execute Disable Bit (XD) Enabled
- Intel 64 Technology
- Intel Virtualization Technology (VT)
- Packaging - Flip Chip LGA775
- Tamanho: Approximately 214mm2 (107mm2 x2)
- Approximately 820M Transistors
- MSRP - $TBA
É esperar e talvez não poder comprar ainda!
Fonte: Hothardware
Tradução livre: ©Betão 2008
2 comentários:
Da Hora, seu blog, Betão.
Estava lendo o comentário sobre esse quad core aí e fiquei pensando:
O meu core2duo E660 tá comendo poeira.
Mas, parece que nem tanto, pois está em quinto aí numa comparação. Apesar que o meu está rodando à 2,7ghz.
Claro, nem penso em atualizar nada por enquanto, só esse pc para edições.
Ei, desandei no comentário...kkkk
Abração Betão.
Realmente Luizoficial o comentário do Betão nota 10!!
Postar um comentário