quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Por que o Windows Vista não é tão amado quanto o XP?

Ultimamente tem havido artigos dando porrada no Windows Vista por sua falta de suportea drivers, estabilidade, e desempenho ruin. Todas essas preocupações são verdadeiras,assim como com todas as outras versões anteriores do Windows.Lembro de sites pipocando pra tudo que é lado lá pelos idos de 2001 dedicados a mostraraos consumidores como conseguir drivers para o Windows XP, e saber se o hardwareera compatível! Na época, o XP era completamente novo. Drivers para 98 não funcionavamno sistema operacional - você ou precisava de novo hardware, ou então rezava para queo fabricante codificasse (beta) drivers para os dispositivos. No meu caso, tinha uma placa10/100 da HP bem cara (não lembro o modelo agora; são 7 anos!), e mandei e-mail parao suporte a clientes e me disseram que nunca lançriam drivers pra ela, e que o produtoestava sendo descontinuado, apesar de estar listado em todas as builds do "Whistler"(code name do Windows então), até mais ou menos o lançamento dos releases 24xx.Tive que instalar o build mais velho 24xx e 'upgrade' até os últimos lançamentos beta.Acho que fiz isso até os RC's (Release Candidates) até que troquei a placa por outra coisa!Com toda justiça, o Windows XP para os usuários foi um upgrade gigante de um SO comparadoàs versões 95/98, e uma triste desculpa para fazer um update do Windows Millenium.Multitarefas era simplesmente impossível sem arriscar descolar um 'tela azul da morte',e de repente, após o inicial ranger de dentes, se tornou um SO bastante estável e confiável,em comparação com as plataformas 9x.Não menciono a gritaria que foi aqui na Neowin quando alguns pedaços de hardwarede repente paravam de funcionar ou a aceleração em 3D era horrível até mais ou menos o lançamento dela, e mesmo assim muitos drivers não tinham suporte dentrodo novo modelo de dispositivo.Me arriscaria a dizer que o XP não emplacou até chegar o SP2, quando finalmente o XP virouadulto e ficou digno de nota. Sempre vão haver usuários (como eu) que vão usar todos osúltimos lançamentos de algo apesar da falta de suporte a drivers e problemas com drivers, reclamando pra caramba até aparecer outro alguém pra consertar a bagunça.Acredite ou não, é parte do meu trabalho.Os SOs custam caro. É meu direito como consumidor, eu uso no trabalho então éparte da minha produtividade, e não vamos esquecer todos os amigos que ajudei só porqueeles não entendiam a razão de suas impressoras não mais funcionarem quando fizeramum upgrade do XP para o Vista!Eles dirão: "Ei, funcionava no XP, por que não no Vista?" E eu simplesmente vou responder:"Vão funcionar uma hora, assim que os fabricantes de OEM e hardware levantarem asbundas preguiçosas das cadeiras e dar o suporte adequado aos produtos que fazem."Então apesar de muitos artigos aqui na Neowin e na internet parecerem crucificar o Vista,lembrem-se que não somos os únicos. Qualquer um pelo mundo e até grandes companhiascomo a Dell decidiram voltar a trás e oferecer o XP quando esperava-se que pudesseminfluenciar a industria de hardware.Um dia saberemos que até a Microsoft não pode opinar muito sobre esse assunto comoachamos que pode. Posso dizer em primeira mão, pois em conversas com os desenvolvedores me mostrou o quanto insatisfeitos eles também estão com as promessasfurads de alguns vendedores de hardware em oferecer bons drivers aos produtos que fabricam.Em seu devido tempo, o Vista vai bombar assim como foi com o XP, e ainda é pra muitos de nós.
Fonte: Neowin.net
Tradução livre: Betão 2008

Nenhum comentário: