sexta-feira, 18 de abril de 2008

Windows XP fora do mercado em junho!

Parece que o Windows XP vai mesmo desaparecer das lojas em junho. E se eu não quiser migrar pro Vista, o que fazer? Bem, você poderá encontrá-lo em lojas ainda, mas a Microsoft não vai mais oferecê-lo à venda.
A Microosft anunciou há mais de um ano atrás que o Windows XP estaria fora do mercado em janeiro de 2008. Um pouco depois o XP recebeu um indulto pra fora do corredor da morte até 30 de junho de 2008. Tal data se aproxima rápido, e muita gente está em pânico e não entende bem o que isso quer dizer. Tá tudo muito confuso ainda. Pra ajudar um pouco, vai aí as respostas a algumas das perguntas mais frequentes sobre o assunto:
O XP NÃO VAI MAIS ESTAR DISPONÍVEL DEPOIS DE 30 DE JUNHO?
Sinto muito dizer mas é verdade. O que significa é que a Microsoft vai parar de vendê-lo. Achar um computador com o XP pré-instalado vai ser uma tarefa difícil. Mas você vai ser capaz de achar algumas cópias em lojas num futuro ainda previsível, e imprevisível também. É possível achar cópias de sistemas antigos on-line, mas agarre-se ao seu XP, pois ele vai se mostrar necessário daqui a algum tempo!
SEREI FORÇADO A MIGRAR PRO VISTA LOGO?
Não, mas vai ficar cada vez mais difícil não fazê-lo, mesmo porque software e periféricos vão deixar de funcionar pro XP. Mas isso pode levar anos!
A MINHA MÁQUINA COM O XP INSTALADO VAI PARAR DE FUNICONAR EM JUNHO?
Não, mas a Microsoft vai parar de lançar atualização não-crítica de software para o XP em 14 de abril de 2009. Vamos deixar o pânico de lado: o XP vai continuar funcionando muito além disso, he he!
A MICROSOFT VAI PARAR A ATIVAÇÃO DO PRODUTO PARA XP DEPOIS DE JUNHO?
Não, isso seria loucura! Apesar de ninguém ainda ter dito isso, é concebível que a Microsoft o faça uma hora dessas. Tal coisa só aconteceria depois de o XP alcançar o que se chama de Fim do Suporte a Produto (quando todos os planos para suporte expiram). A boa notícia é: isso só vai acontecer no dia 8 de abril de 2014, o que é tempo suficiente até que o Vista funcione 100%, ou você coloque as mãos num Mac, Linux, ou qualquer outra coisa. O fato é que sua cópia do XP vai continuar funcionando legalmente por pelo menos mais seis anos.
E DEPOIS DE 2014?
Bom, aí eu não sei dizer. É possível que o XP não possa ser mais instalado depois disso. A política oficial da Microsoft é a de que "essas datas não têm efeito algum sobre quanto tempo se possa usar um produto", o que pode querer dizer que a ativação de produto funcione pra sempre. Entretanto duas coisas precisam ser pensadas:
1- Até o mais ferrenho entusiasta defensor do XP provavelmente estará pronto a fazer um upgrade quando a data final chegar - o XP já estará com 15 anos de vida, e seu computador será passado, tenho certeza.
2- Mesmo se a Microsoft acabar com a ativação, a comunidade de hackers por aí a fora dará um jeito com um monte de ferramentas pro seu XP continuar funcionando à deriva. Se avexe não!
Fonte: neowin.net (in English)
Tradução Livre: ©Betão 2008

Nenhum comentário: