quinta-feira, 17 de julho de 2008

Sistemas serão assassinados por dispositivos virtuais!

Grandes sistemas operacionais proprietários, incluindo o Microsoft Windows, não irão mais existir daqui a uns 5 a 10 anos, de acordo com um executivo da VMWare. Ao invés disso, o que teremos serão sistemas operacionais leves de código aberto dando suporte a ferramentas virtuais.

De acordo com Paul Harapin, diretor gerente da VMware na Australia e Nova Zelandia, o Windows e outros sistemas grandes já começam a ser substituidos por dispositivos virtuais rodando em camadas bem leves do Linux, por exemplo. "Quando você vai a Cisco e diz que quer um roteador e um firewall, eles te dão o dispositivo", diz ele. Dentro dessa ferramenta provavelmente tem um Linux que eles mesmos gerenciam, memórias, e todo o tipo de coisas. Se algo der errado com o dispositivo, você não escancara o roteador tentando descobrir se é um problema do sistema ou das memórias. Você apenas liga pra Cisco e diz que tem algo errado com o dispositivo e pronto." Baseado nisso, Paul afirma que este é o cenário que está por vir. "O que isso significa é que eles não precisam comprar um grande sistema operacional proprietário da Microsoft, ou de ninguém", acrescenta.

"Eles usam seu próprio sistema de código aberto, uma fina camada do sistema operacional. Tiram todos os componentes desnecessários presentes no sistema proprietário, pois estão otimizando o uso de seus próprios aplicativos. Essencialmente, eles 'empacotam' tudo isso como uma só ferramenta, servidor rodando ou um aplicativo, e mandam pra você. Se você tem um VMware, despeja tudo lá dentro e pronto, tem seu servidor ativo e rodando."

Claro que essa é uma opinião de um executivo da empresa que fabrica o VMware. Mas é algo que não deve ser descartado nesse mundo mutante da tecnologia.
Fonte: itwire.com (in English)
Tradução livre: ©Betão 2008

Nenhum comentário: